Tratado Vícios e Virtudes – Virtudes de Caridade – Consolo

VIRTUDES DE CARIDADE

Consolo

O consolo também é filho do zelo e da caridade ao próximo. Consiste em outra espécie de esmola espiritual para o triste que sofre e padece. Sempre é acompanhado pela bondade e benignidade. É uma virtude muito alta que exerce sua missão de forma mais direta na alma, ainda que o corpo possa receber também sua influência.

O conselho espiritual perfeito não se detém em seu caminho por conta do respeito humano, mas, aliviando diretamente a chaga do coração que sofre, descobre-a e cura-a, derramando nela o bálsamo santo do consolo cristão. Sempre acompanham o conselho espiritual perfeito a retidão, a sinceridade e a franqueza. Esse é o verdadeiro consolo que a caridade dá ao próximo: consola e, ao mesmo tempo, alivia e ensina.

A prática das obras de misericórdia, seja corporais seja espirituais, implica sacrifício, mas o zelo ou amor divino ajuda-a e impulsiona-a ao mesmo tempo que a suaviza e fortalece. Do sacrifício, contudo, procede todo fruto espiritual; dele promanam os frutos do Espírito Santo.

Assim vereis como é rica a dor: dela procede todo mérito que aquilata as obras de misericórdia.

Compartilhe com seus amigos...