Vícios opostos às Virtudes de Humildade
15.Afetação
A afetação é filha do amor-próprio e da hipocrisia. É um vício ridículo e odioso, próprio de inteligências curtas e de almas hipócritas. E companheira inseparável e parenta próxima da tríade formada por presunção, pedantismo e pretensão. Todas elas descendem da soberba e do orgulho. Contudo a afetação supera todas, porque está sempre unida à mais sofisticada hipocrisia.
A simplicidade, a singeleza e a franqueza mantêm-se bem longe da alma imodesta. A amabilidade, a sinceridade e a clareza jamais chegam às suas portas.
A afetação associa-se à falsidade, à duplicidade e à mentira. Aborrece-Me e jamais inclino Meus olhos para uma alma hipócrita e afetada.
Numa alma afetada, não pode haver vida espiritual, pois esta se contrapõe a tudo o que é falso, enganoso e hipócrita. Um dos fundamentos da vida espiritual é a singeleza unida à cega obediência; e a afetação não é nem singela nem obediente. A afetação traz em si a soberba, totalmente contrária à obediência, e a hipocrisia, contrária à singeleza. Como Me espanta uma alma cheia de afetação! Quanto amo a simplicidade, a singeleza e a claridade!
O remédio da afetação se encontra na constante meditação da miséria do homem e do seu nada, e na prática contínua da humildade. A alma que deseja abandonar um vício tão odioso, precisa ser valente e abrir seu coração a um santo confessor, revelando toda a sua malícia, por mais asquerosas que sejam suas chagas. O autodomínio há de imperar e destruir o hábito da afetação, por meio das virtudes da sinceridade, da claridade, da amabilidade e da singeleza.