Vinde, Espírito da verdade, enchei-me!
A sabedoria divina me estabelecerá na verdade. Dela sou sedenta e queria que reinasse na minha mente, nas minhas palavras, nos meus afetos, nas minhas ações, evitando tudo o que lhe é contrário, não só a mentira, mas dissimulações, duplicidades, faltas de sinceridade também com mim mesma.
Vinde, Espírito da paz, dá-me a tua paz!
Aquela paz profunda que dilata a alma, que a torna apta às suas divinas operações, que acalma e domina toda a parte sensível e também aquela superior.
Vinde, Espírito de caridade, inflamai-me!
E faz que eu seja tão inflamada do teu amor para extravasá-lo sobre todas as almas que queira levar a Ti. Oh! Transformai-me em amor. Só assim poderei responder plenamente à tua chamada e ser útil à Igreja.
Resoluções
Consagrada ao Amor pela minha Profissão na santa Ordem Carmelitana, não tenho mais outra missão, nem oficio “que então só no amar é o meu exercício”, por isso, agradecendo o Senhor por vocação tal alta, seguindo a moção do Espírito Santo, tomo a resolução de dar ao Senhor o máximo amor: amá-lo até o desprezo de mim mesma e nele amar o próximo, especialmente as minhas coirmãs, até o esquecimento de mim mesma. Ter pelo Senhor e pelas suas Esposas os mais delicados tons da caridade.
Em prática:
Por Deus: fazer tudo por Amor! – com generosidade, não com ganância ou negligência, porque cada meu dever me manifesta a vontade de Deus, que quero cumprir perfeitamente (voto do mais perfeito); – com simplicidade e pureza de intenção, somente para agradar a Ele (voto de castidade e voto de humildade); – com docilidade, prontidão, na obediência, sem replicar (voto de obediência); – trabalhando com assiduidade, sem perder tempo (voto de pobreza);
Pelas coirmãs: estimá-las melhores do que eu, considerando-me um nada; – alegrar-me com o bem delas como se fosse meu. – Evitar nas palavras e no trato o que poderia desgostá-las; – ser muito serviçal, tomando para mim a parte mais difícil, ser condescendente, aceitar amavelmente a ajuda delas.
Jesus, quereria amar-te quanto jamais foste amado! E queria amar as tuas Esposas como tu as amastes! Oh Espírito Santo, Amor incriado, vinde em mim e ama em mim!
Crer no Amor – Receber o Amor – Dar o Amor, eis a vida da carmelitana!