SEGUNDA FAMÍLIA DE VIRTUDES
VIRTUDES DE HUMILDADE
7.Boa vontade
A boa vontade é uma graça que encerra muitas virtudes, como a presteza no divino sacrifício, a abnegacão, a humildade, a renúncia de si, o sacrifício e o desejo constante de agradar-Me. É o que peço e desejo dos corações, essa boa vontade singela e forte, que se aparta do mal e se une ao Sumo Bem, deixando-se fazer. Essa boa vontade humana é a que estreitamente se une à vontade divina, alcançando a maior perfeição que pode existir na terra. Essa boa vontade é a atmosfera em que vive o justo. É a riqueza, o tesouro com que se compra o céu. É o mesmo Espírito Santo comunicado à alma, que a possui e guia.
8.Mansidão
A mansidão é filha da retidão e dom do Espírito Santo. Esta virtude é indispensável na vida terrena do homem e muito rica em frutos para a alma.
9.Bondade
A bondade é filha da santidade e fruto do Espírito Santo.Alimenta-se de todas as virtudes, nunca anda sem elas. A humildade é sua vida. A obediência, seu centro. A pureza, sua atmosfera. A pobreza, sua delícia. A penitência, seu alento. A presença de Deus, seu ser. A oração, a seiva que a faz crescer, o sacrifício, sua delícia. Deus e o amor divino, seu tudo. O Espírito Santo a produz, lhe dá vida e a embeleza!
Esta formosa, nobríssima e divina virtude tem muitíssimos inimigos.
Todos os vícios rodeiam-na como feras famintas, à espreita do momento propício para devorá-la. A soberba, a hipocrisia, a fatuidade, a vaidade, a impureza, o mundo, a comodidade, os juízos temerários e muitos outros perseguem-na constantemente, noite e dia, sem descanso.
Suas armas, com que se defende e triunfa, são o conhecimento de si mesma e o auxílio divino, ou seja, a humildade e a confiança.