Vícios opostos as Virtudes de Sacrifício.
5.Gula
A gula é um vício capital que reina no mundo e é senhor de todos. Entra também no claustro, invade as mesas mais humildes, faz danos inconcebíveis em todo ambiente em que penetra, A gula faz estragos no coração e no corpo de milhares de pessoas. Traz consigo um arsenal de armas venenosas, oriundas da desordem. A gula é filha da desordem, e, por isso, do próprio Satanás.
Convive com muitos outros vícios e é causa de males terríveis para a alma.
A gula consiste numa desordem material que leva o apetite humano a ultrapassar os limites, no comer e beber, da moderação e da prudência.
Por vezes, domina o homem de tal modo, que o absorve e precipita em muitos e graves males. A gula é um punhal para o espírito: enfraquece suas forcas e impele-o à moleza, frieza e desânimo.
Este vício devastador é mais temível do que parece à primeira vista. A gula é uma paixão baixa e desenfreada que se reveste de muitas faces. Circula solta no mundo,entre pessoas piedosas, ainda mais oculta e temível entre os que se dizem Meus. É um vício que costuma cobrir-se de hipocrisia e da mais fina soberba.
Frequentemente é vista em companhia do respeito humano.
A gula faz guerra-e muito! – à vida espiritual, fazendo com que sucumba aos caprichos da matéria.Deveria ser o contrário, pois não só de pão vive o homem.
A toda alma que logra vencer a si mesma, Eu prometo a fartura das Minhas graças, juntamente à fome amorosa e sede insaciável de Mim mesmo. Os que se dizem Meus perseverem generosamente na luta, sacrifiquem seu apetite natural, que, desregrado, converte-se em veneno para a alma.
Muito facilmente, a gula leva o coração ao vício nefando da impureza. Da gula à impureza só há um passo, que, a todo custo, há de ser evitado.
A embriaguez, em particular, quase sempre leva ao maldito vício da impureza. Por ser a impureza seu vício preferido, Satanás favorece-a de muito modos, sendo a gula seu principal instrumento.
6.Gula espiritual
Existe também uma gula espiritual, que, em grande parte, vem da inveja e é um desejo desordenado de santidade, que contraria o abandono à vontade divina.
A perfeição consiste na moderacão prudente de todo meio justo, Dou um aviso muito importante para a vida espiritual e material, pois a natureza humana perde-se mui facilmente. No bem como no mal, o apetite sensitivo busca satisfazer-se a si mesmo. A retidão há de ser o critério de todo agir humano, tanto no bem como no mal.
Há pessoas que passam a vida inteira, pensando como satisfazer seu paladar. Mais ainda: muitas vezes, a preocupação em banquetear-se tira do coração a lembrança da Minha pessoa divina. Ó espantosa aberração!
Como pode a natureza corrompida se rebaixar a ponto de pospor a um pedaço de pão o Rei do céu e da terra! Faça-se guerra à gula!
A formosíssima temperança e a expiação são o contrapeso da gula. O ódio a si mesmo, auxiliado pela prudência e pela moderação, é útil para sujeitar a matéria à razão e ao espírito. A medida qie se vence a carne, espírito e a ordem crescem e impõem seu reinado. De muita valia é, nesse campo, o domínio de si, o qual coloca cada coisa em seu lugar, segundo a ordem que Eu criei, em que o espírito reina sobre a matéria.
A razão e a fé hão de orientar o discernimento de qualquer tendência viciada ou desordenada. Oxalá os homens pudessem compreender e praticar isso!
Para ajudar a dominar toda inclinação carnal, vêm em nosso auxílio a penitência e a mortificação, que triunfam também da gula e de muitas outras paixões.
Observai o campo nefando dos vícios e dai o alerta a tantas almas que só vivem na carne, sem sequer vislumbrar as riquezas, tesouros e bens infinitos que se ganham ao vencer as vis paixões e o inimigo, na luta ferrenha consigo mesmo.
Na ordem, encontra-se a felicidade. Na restauração do que a maldita desordem destruiu, está a verdadeira riqueza.
Quanto mais nos afastarmos da carne, tanto mais será nosso ganho no espírito, Tudo aquilo a que o homem voluntariamente renuncia por amor a Mim, encontrá-lo-á duplicado no crescimento interior do seu espírito.
Com abundância de graças, o Espírito Santo recompensa toda mortificação carnal.
Toda dor ou crucifixão, interna ou externa, que o homem procurar por amor a Mim, receberá larga recompensa.
Quão grande é a vida espiritual e quão menosprezado, no entanto, é seu reinado no mundo! Até dentro da Igreja, quão esquecida é a vida espiritual!
Vive o homem de matéria, vaidades fingidas e prazeres efêmeros, que deixam o coração lacerado. Não se preocupa com seu santuário interior, onde haveria de, constantemente, oferecer incenso a seu Deus e Senhor, queimando seus desprezíveis vícios, maldades e paixões, no altar de sacrifícios amorosos.
Mas ninguém sabe disso. Muito menos o pratica.
Minha grande misericórdia impele-Me a dar este alerta ao mundo.
Despertai do vosso letargo, almas ludibriadas, enganadas e surdas!
Venho hoje, no Meu indizível rebaixamento, para salvar-Vos, chamando-vos a Mim.
Que tamanha bondade não vos assombre! Nestes últimos tempos, quero esquecer-me do pecado do mundo e salvar as almas que vivem cegas na culpa e no erro, Venho dar uma reprimenda a Satanás, levantar Minha Cruz e fazer reinar a dor. Não mais quero falsa piedade, nem virtudes fingidas, nem vícios ocultados e traiçoeiros. Já é tempo de tirar a máscara a Satanás e revelar ao mundo suas infames maquinações.
Quero que reinem a pureza, a Cruz, a dor e a verdadeira santidade. Quero corações firmes que me consolem e que aplaquem Comigo a justiça divina.O mundo se afunda na sensualidade. Arrasta a tibieza consigo o universo inteiro.
Ajudai-me! Apressai-vos .