Ciência, Astronomia e Deus

Pensei de início em fazer uma simples postagem de rede social, então foi aparecendo uma informação aqui, outra ali, lembrei de outra, e o que era simples virou um tópico, e sem notar já havia pesquisado e gerado esta matéria.

Poderíamos facilmente percorrer toda internet e facilmente juntar centenas ou milhares de livros e citações de grandes filósofos, físicos, astrônomos e pensadores, sobre a existencialidade de Deus nas descobertas científicas e como é quase impossível, se não por teimosia, retirar Deus da ciência.

Mas este pequeno texto não tem esta função, pois seria uma obra em cima de outras obras que já estão disponíveis, então resumidamente veremos poucos exemplos certeiros de como Deus é e sempre foi importante na ciência e astrologia, cientistas e astrônomos.


“Acreditar na Bíblia não é negar a ciência
e crer na ciência não exime a presença de Deus.”


Muito popular na astronomia, o divulgador científico Carl Sagan, por muitas vezes eximiu a presença de Deus pela sua soberba, pois cria, como ele próprio declarou muitas vezes, somente em fatos científicos.

Porém este pensamento por si só se torna fanatismo, um fanatismo por fatos científicos, onde quer acima de tudo crer na ciência como única fonte, e ainda pior, influenciando milhões à eximir Deus da criação e da vida real, condicionando seus seguidores à não pensarem nada mais além da física e descobertas científicas, tirando delas a oportunidade de através da fé, ver além dos horizontes que um ser humano é capaz de compreender com a ciência.


Como pode a ciência explicar o que não compreende?
Pois não tem a ferramenta certa.


Veja, para sabermos o tamanho de um objeto necessitamos um metro, assim como sabermos a temperatura deste objeto precisamos de um termômetro. Como poderíamos sem outras ferramentas medir o objeto com o termômetro? Ou ver sua temperatura com a régua?

Assim é a fé!!!

Não podemos provar a existência, testar suas propriedades ou dimensionar a grandeza de Deus sem a FÉ, pois é a FÉ a ferramenta para que possamos, com sentidos que fisicamente não possuímos, olhar com olhos da alma e sentir a grandiosidade de Deus nas coisas por Ele criadas.


O fato de descobrir a ferramenta e como funciona
não retira a existência e grandiosidade do artesão
.


Existem inúmeros milagres (não fale esta palavra perto de um cético) que comprovam que existe muito mais do que podemos provar com fatos científicos, como milagres eucarísticos, bilocação física, milagre de bombas que simplesmente sumiram ao cair durante a segunda guerra, visões com prodígios grandiosos e antecipados, conhecimentos avançados de simples crianças camponesas, levitações e êxtases incríveis!

Mas o que diz a ciência sobre estes fatos? “Não há explicação.”

Porém assim como defeitos conhecidos do ser humano, céticos fecham seus olhos em sua soberba para que não tenham que admitir que existe “algo mais” e que a “vã filosofia” e “ciência” não conseguem explicar.

Sempre me lembro de algumas frases de NICOLA TESLA, grande cientista e inventor, muito injustiçado pela própria classe científica, talvez pelo ceticismo de alguns cientistas da época.


“Se a os cientistas se dedicassem à paranormalidade mais do que a ciência natural, a humanidade evoluiria 100x mais rápido.” – Nicola Tesla


Também citou o seguinte:


“O dom de poder mental vem de Deus, o Ser Divino e se concentrarmos nossas mentes na verdade, ficamos em sintonia com este grande poder” – NicolaTesla


Antes da Astronomia ser considerada uma ciência, já por volta de 5000 anos tínhamos o profeta Daniel, que sentado ao luar, escreveu os salmos sobre a grandiosidade de Deus, ao contemplar o céu estrelado.

Escreve Daniel:

“Quando contemplo o firmamento, obra de vossos dedos, a lua e as estrelas que lá fixastes:
Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele?
Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles?
Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes.
Destes-lhe poder sobre as obras de vossas mãos, vós lhe submetestes todo o universo.
Rebanhos e gados, e até os animais bravios,
pássaros do céu e peixes do mar, tudo o que se move nas águas do oceano.
Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso vosso nome em toda a terra!”

Salmos 8,3-9

Em todo conceito judaico-cristão, temos muito antes de qualquer ciência, à milhares de anos, a Santíssima Trindade, que possui três Pessoas:

  • PAI
  • FILHO
  • ESPÍRITO SANTO

Na Terceira Pessoa temos os “7 Dons do Espírito Santo”, que são distribuídos aos homens conforme a vontade do mesmo Espírito, para que através deles nós nos completemos uns aos outros.

Todos não se curam, nem todos sabem tudo, claro!

Precisamos por exemplo de médicos, assim como os médicos não tem energia elétrica se não pelos engenheiros, que não o seriam sem as descobertas dos cientistas repassadas pelos professores.

E são nos dons da sabedoria e da ciência, que estão às capacidades da procura pelo bem comum e o conhecimento Científico e Astronômico.

Portanto muito antes, e muito mais importante do que a própria ciência e astronomia, ou dos próprios cientistas e Astrônomos, está Deus, na Pessoa do Espírito Santo, que distribuiu seus dons, as capacidades para que atuemos na busca do bem comum, uns dos outros, sob a Luz de Deus.

Também na política e leis pétreas de nossa CONSTITUIÇÃO FEDERAL, e podemos dizer que dos EUA e muitos outros países também, nós brasileiros não estamos em um país “Laico”, como alguns dizem por aí, pois logo no início no preâmbulo de nossa Constituição Brasileira, já incluem os dizeres “SOB A PROTEÇÃO DE DEUS“.


PREÂMBULO

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm


Declaro promulgada. O documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da justiça social do Brasil. Que Deus nos ajude para que isso se cumpra!” (Discurso de Ulysses Guimarães, Presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1988)

Portanto, não somente na ciência científica, mas na ciência política, temos também Deus como ícone, guia e protetor.


Uma curiosidade aos que chamam a Igreja de opressora, principalmente de mulheres, é de conhecimento que uso do véu em Igrejas, sejam Católicas ou evangélicas, provém do apóstolo Paulo.
Na sociedade judaica da época, somente viúvas e casadas podiam esconder seus rostos, mas as virgens tinham que andar sem véu para “exibir os rostos para o deleite romano“. Então Paulo orientou para que pelo menos na Igreja elas obtivessem sua dignidade de serem quem são, e não o que os homens queriam delas.


Existe uma interpretação equivocada de que para ser cientista, divulgador ou entusiasta, necessita eliminar Deus e/ou uma Consciência Criativa criadora do Universo, enquanto a falta da mesma limita as respostas superiores que transcendem a física e a lógica.

Introduzindo já para entendimento de que a humanidade sempre esteve ligada à Deus, onde a ciência e astronomia se originam de Deus inspirando os grandes pensadores do passado, cito algumas bases importantes dentre tantas, que professores, formadores e divulgadores céticos não ensinam:

  • A Apolo 8 na véspera do Natal (Cristão)de 1968, ao orbitar a Lua, levou a Bíblia Sagrada e leu para todo o mundo como primeira mensagem do espaço o livro de Gênesis 1,1-10.
    Anders começou a ler a história bíblica da criação. Após recitar os versículos 1 a 4 do primeiro capítulo de Gênesis, usando a versão de King James, Lovell leu os versículos 5 a 8, e Borman os versículos 9 e 10.
    “E da tripulação da Apollo 8, fechamos, com boa noite, boa sorte, um Feliz Natal, e que Deus abençoe a todos, a todos na boa Terra”, concluiu Borman a transmissão. Durou pouco mais de três minutos e foi ouvido por cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.
    O primeiro alimento consumido na Lua foi pão consagrado e vinho, comungado por Buzz Aldrin, presbítero.
    Fonte:
    https://nssdc.gsfc.nasa.gov/planetary/lunar/apollo8_xmas.html
  • Vários estudiosos garantem que Galileu Galilei não teve prisão domiciliar até o fim da vida, e que estas histórias são mitos. A razão e a religião sempre estiveram amarradas.
    Do livro:
    “Galileo Goes to Jail – And Other Myths about Sciencie and Religion”
    Galileu vai para a cadeia – E outros Mitos entre Ciência e Religião
  • A Igreja da época sensurou, reprimiu, mas também teve momentos de extrema aproximação e colaboração. Deus inspirou cientistas, enquanto instituições religiosas apoiaram pesquisas e universidades, até hoje, pois o conceito de “Universidade“, onde se preparavam pensadores, é iniciado pela Igreja Católica.
  • A Igreja da época sensurou teorias como a do heliocentrismo de Copérnico e Galileu, até porque eram apenas teorias, mas em contrapartida financiou os estudos da “astronomia”, onde alguns cospem no prato que comem.
  • Nenhum cientista perdeu sua vida“, afirma Número, autor do livro “Galileo Goes to Jail – And Other Myths about Sciencie and Religion”
  • Durante 600 anos do Ilusionismo, a Igreja Católica “Financiou” mais o estudo da Astronomia do que qualquer outra instituição no mundo! Inclusive muitas catedrais serviram de observatórios, entre elas a Basílica de San Petronio, em 1665 na Itália, serviu o Astrônomo Gian Cassini, das órbitas elípticas dos planetas. Todo astrônomo, mesmo amador, conhece Cassini, então sabe-se que sem este apoio, não haveria estudo.
    Fonte:
    Pelo Historiador John Heilbron autor do livro The Sun in the Churc h – O Sol na Igreja.
  • Por volta do ano de 1500, quando o Brasil ainda estava sendo “descoberto”, em média de 600 universidades na Europa, cobrindo o currículo de geometria, ótica e assuntos do mundo natural, foram apoiadas pela Igreja Católica.
  • Edwin Hubble, que batizaram o telescópio com seu nome, como muitos sabem, desenvolveu a “Teoria do Big Bang“. Mas o que muitos não sabem porque não é de interesse dos céticos, é que esta teoria foi inicialmente proposta por Georges Lemaitre, nascido em 1894, que além de “Astrofísico” com “Doutorado em física no MIT“, era um “Padre Católico!!!“.
    Ele como admirador de Albert Einstein, chegou a conclusão de que “O Universo devia estar em expansão para se manter estável”.
    Fonte: observador.pt
  • A ciencia é o processo de pensar os pensamentos de Deus após ele…
    E o meu maior desejo é perceber o Deus que encontro em todos os lugares do mundo externo.
    Eu já tive a intenção de me tornar um teólogo, mas agora vejo como Deus é através de minhas descobertas, também glorificado na astronomia, pois os céus declaram a glória de Deus.
    Johannes Kepler (1571-1630)

Outras Fontes: https://super.abril.com.br/historia/inspiracao-divina

A CIÊNCIA IMITA A VIDA
E A VIDA NÃO É SOMENTE COINCIDÊNCIAS E ACIDENTES,
MAS UM CONJUNTO DE PERFEIÇÕES, COM UMA ORIGEM CIENTE E ORGANIZADA.

Compartilhe com seus amigos...