VIRTUDES PERFEITAS
Esperança
A virtude da esperança é uma virtude sobrenatural e divina, uma virtude celeste. Não pode ser separada da fé e da caridade, porque as três virtudes são imagem da Santíssima Trindade, virtudes divinas que procedem inseparavelmente do mesmo Deus. A alma que tem a graça da fé, também tem a esperança e a caridade.
A esperança não é a que deseja e pede bens da terra, nem fama, riqueza ou honra. Aspira a bens maiores; espera a posse do próprio Deus, não pelos méritos da alma,mas pelo Meus copiosíssimos méritos. A alma que possui essa esperança regozija-se nela,não pelo bem eterno prometido, por sua glória ou por seu bem-estar, embora justo e permitido, mas pela glória que, por seu intermédio, será dada a Deus.
A virtude da esperança espiritual perfeita consiste em almejar constantemente a posse do Amado, não para o próprio bem, mas para a glória de Deus, seguindo, para alcançá-la, o caminho da Cruz.
Eu, Jesus, sou a sua esperança e o seu caminho. Quem Me segue não anda nas trevas. O caminho que Eu represento é a Cruz: quem quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me, pondo seus pés nas Minhas pegadas ensanguentadas.
A esperança, que é Jesus, é uma estrela que existe desde toda a eternidade, revelou-se ao mundo, passou por ele iluminando-o, deixou nele seu Evangelho puríssimo e nos espera a todos na eternidade.
Essa esperança existe nos altares, lá nos espera a toda hora, porque é a própria fidelidade e não nos pode abandonar.
Se Jesus é a esperança, se o Pai é a verdade e a luz, se o Espírito Santo é a caridade, a vida e o amor, com razão Maria é a mãe da Santa Esperança, a filha da Verdade e da Luz, a esposa da Caridade, da Vida e do Amor.