VÍCIOS OPOSTOS ÀS VIRTUDES DE ORDEM
Imprudência
A imprudência é filha da precipitação e da leviandade. É um defeito que beira o vício e é largamente presente na vida ordinária e na vida espiritual. Uma alma que tem retidão e repouso em seus atos e pensamentos, não é imprudente. A alma reta e repousada mede suas palavras e atos, e nunca haverá de arrepender-se.
A imprudência é um transpor os limites da ordem, em qualquer campo. As vezes, é fruto de um crescente fervor. Nesse caso, também é reprovável, porque se aparta dos limites da retidão e da razão.
Há diferentes tipos de imprudência na vida material e espiritual do homem. O campo de ação desse vício é vastíssimo e sempre arrasta consigo muitos outros vícios. Há imprudência seja no bem seja no mal. Todo excesso, em qualquer ordem que seja, é imprudente e tem gravíssimas consequências. Há imprudência no uso de todos os sentidos e potências; no falar e no calar desnecessariamente; no trabalho e na quietude; e em tudo o que é abusivo. Tudo o que se afasta do justo meio é imprudência. Tudo quanto não é oportuno é imprudente. O justo meio,portanto, e a oportunidade formam a prudência e afastam a imprudência. Feliz a alma que, com o fel da balança, pesa e mede todas as suas obras! Ela alcançará, na terra, uma grande perfeição e, no céu, o prêmio de seus trabalhos.
Poucas são no mundo as almas prudentes que, alguma vez, não tiveram de arrepender-se. Elas são felizes no tempo e na eternidade.
Quanta imprudência há no mundo! Imprudência é toda desordem interna do coração e toda desordem externa dos atos, isto é, toda desordem manifestada
nas obras, depois de um íntimo consentimento.
A imaginação tem uma grande parte no vastíssimo campo da imprudência. A imaginação, com muita sofisticação, retesa suas redes na alma para levá-la a cair; aumentando e exagerando as coisas, despenha a alma de grandes precipícios. A imaginação é o agente da imprudência.
Satanás é intimo amigo da imprudência. Ao lado da imprudência, põe em jogo a maioria dos vícios, que servem como os pajés servem a sua rainha. Satanás encobre com aparência de virtude os erros que se registram na vida espiritual. Inspira esses erros nas almas para induzi-las a cair em grandes imprudências e causar-lhes danos enormes. Quantos desperdícios há na vida espiritual por culpa da imprudência: muitas obras que haveriam de ser santas se tornam pecaminosas.
As almas imprudentes, geralmente, são soberbas ou tolas, ou ambas as coisas, pois a soberba é irmã da imprudência e, quase nunca, dela se separa. Com frequência as imprudências procedem de juízos temerários que não se dobram diante da obediência ou da vontade divina. A alma imprudente frequentemente comete essas duas grandes faltas, que, por vezes, chegam a ser pecados.
Em matéria espiritual, infelizmente, são muito comuns esses dois escolhos: o dos juízos temerários e o da desobediência. Nas comunidades religiosas, são muito frequentes. Nas penitências e orações, às vezes, há muito juízo temerário e desobediência, e, consequentemente, imprudência.
Em alguns casos, o remédio da imprudência é a docilidade; em outros, a submissão; em outros, a oportunidade; em alguns, a discrição, o silêncio, o domínio de si, o vencimento e a humildade. Em todos os casos, o remédio é a retidão. Para discernir entre os vários tipos de necessidades ou circunstâncias especiais de cada caso, necessita-se a luz da oração unida ao sacrifício e a uma grande pureza de intenção. Certamente, a alma não consegue ter esse caudal de virtudes sem muito trabalho prévio e sem muitas conquistas sobre si mesma. Por isso mesmo, raras são as almas que combatem de forma varonil contra a imprudência e adquirem a sublime e alta virtude da prudência.
E quem fará com que se conheçam e se pratiquem as virtudes? A Cruz: o reinado da dor com toda a formosa coorte que o acompanha.