Tratado Vícios e Virtudes – Vícios Opostos às Virtudes de Correspondência – Surdez

VÍCIOS OPOSTOS ÀS VIRTUDES DE CORRESPONDÊNCIA

Surdez

Procede da dissipação e traz em suas veias o sangue da infidelidade, da inconstância e da ingratidão. Esses elementos não só lhe dão origem, mas também a conservam e fazem crescer.
A surdez espiritual é certamente um grande mal e tem consequências funestas para a alma. É o maior obstáculo que impede a perfeição, porque a alma surda não escuta nem pode escutar a suavíssima e delicada voz do Espírito Santo: não percebe seus gemidos, seus arrolhos, seus toques puríssimos. O Espirito Santo comunica-se no silêncio e na quietude de uma alma pura. Seu contato é tão delicado, que a alma surda nem percebe Suas santas comunicações.
A surdez espiritual é o dique poderoso que detém a suavíssima corrente dos divinos favores. A alma surda não consegue mergulhar nas águas cristalinas da graça que purificam, refrescam e fortalecem. A surdez espiritual é um defeito adquirido e, ao mesmo tempo, uma consequência dos vícios expostos até aqui.
A dissipação a produz nas almas atordoadas pelo ruído do mundo e das paixões desenfreadas. Essas almas infelizes vivem num estrondoso redemoinho que as ensurdece. Satanás alimenta esse ruído atordoante com a inconstância, a infidelidade e a ingratidão, com que anestesia os sentidos da alma, tornando-a insensível a todo bem sobrenatural.
Para uma alma surda, é o mesmo tanto ofender-Me quanto ver-Me ofendido. Tal alma não tem noção do prejuízo, nem mesmo do próprio, porque nem Me conhece nem pode conhecer-Me, haja vista que a surdez espiritual sempre vem acompanhada pela cegueira.
Pobres almas escolhidas por Satanás! Impulsionadas pela frivolidade e pelo prazer, pela fragilidade e pelo amor-próprio, caminham sem rumo fixo, caindo e levantando até precipitarem-se no espantoso precipício da sua eterna ruína.
As almas surdas são sensuais, e quase sempre tem o maldito vicio da impureza. Geralmente são acompanhadas pelos sete vícios capitais, pois, como navios desgovernados, navegam sem rumo ao sabor da maré, sem escutar o alerta da consciência e sem enxergar os escolhos que as afundam. Oh, surdez e cegueira do espirito! Tu és a eterna ruína de milhares e milhares de corações enfermos.
Só ouvidos dispostos são capazes de escutar as inspirações divinas. Os surdos, porém, estão longe dessa santa disposição, indispensável para que vibre a voz do Espírito Santo nos corações limpos. Ai da alma que não pode perceber as santas inspirações! Melhor seria não ter nascido, porque sem dúvida acabará por perder-se.
Não sei como os homens não prestam atenção a esse detalhe tão importante da vida espiritual. Não sei como as almas deslizam tranquilas no meio do ruído do mundo sem pensar na vida da graça. Existem almas que passam pelo mundo e morrem ignorando que têm ao seu alcance uma vida sobrenatural e divina pela qual obteriam a perfeição e a santidade.
Há ouvidos calejados pelo estrondo constante do pecado. Não escutam, embora ouçam, os avisos da Igreja. Existem almas que jamais entendem o que é o espírito, porque têm ouvidos surdos pelo pecado e empedernidos pelos vícios. A surdez espiritual é um dos efeitos do pecado nas almas, muito cobiçada por Satanás em razão dos frutos maléficos que acarreta.
A infidelidade aumenta essa surdez espiritual. Nas almas comuns, é produzida e aumentada pelo pecado. Nas almas espirituais, é produzida e aumentada pela inconstância e pela ingratidão.
O mundo está cheio de almas surdas. Elas ouvem, mas não escutam; são alcançadas por palavras cujo sentido não penetram. Os diretores espirituais podem aconselhar e falar a essas almas até o cansaço. Elas não compreenderão seu sentido profundo, ficando sempre na superfície, por culpa de sua surdez espiritual. Dessa surdez provém em grande parte a falsa piedade e outros males que há nas almas.
Nas comunidades religiosas, existem muitas almas surdas, que, por isso, não prosperam no caminho espiritual. Posto que a surdez corta as asas do espírito, impedindo-lhe de chegar a seu Deus e Senhor, se essa surdez fosse curada, alcaria voo nos caminhos de Deus.
A surdez espiritual é a corrente predileta com que Satanás ata as almas dos outros, a quem escolhe para grandes coisas, para serem instrumentos do seu amor e da sua justiça. Deus envia ao mundo gracas estupendas por meio dessas almas que percebem sua voz e a compreendem. Uma das maiores graças que o Espirito Santo concede às almas puras é a de discernir entra a Sua voz e a voz de Satanás: conhecer a ambos, o bem e o mal, e entender os movimentos mais insignificantes do espirito e da graça.
Ouvidos abertos e bem-dispostos! Essa é o grande segredo da vida espiritual. Graças a ouvidos bem-dispostos,alcançam-se, para sie para os outros, inúmeras gracas e favores. Feliz a alma que os leva consigo, porque possui um tesouro inesgotável que a conduzira até a vida eterna. Contudo o Espirito Santo só dá essa graça inestimável a almas puras e sacrificadas, que são fiéis e O amam, que fogem da dissipação e de todos os vícios, e vivem uma vida de oração e de graça. Essas almas que têm ouvidos abertos, ainda que raras, podem existir quer no mundo quer num claustro. Mas, em qualquer parte, sempre vivem no silêncio e no recolhimento, na solidão e na pureza interna, e muito longe do ruído tumultuoso das paixões e dos vícios.
Nas comunidades religiosas, existe também muita surdez espiritual, que é ainda mais culpável da surdez do mundo. Nas comunidades, há também dissipação, inconstância, infidelidade e ingratidão. Quantas coisas podem produzir a surdez espiritual, a qual, por ser mais refinada, pode ser mais incurável!
A surdez tem como seu ponto mais elevado a surdez espiritual perfeita, que sempre anda junto com a mais refinada soberba e com as mais enganosas ilusões. A alma,ao escutar Satanás, habilmente disfarçado, e a si mesma, acha que está escutando o Espírito Santo, quando, na verdade, este se encontra bem longe dela. Mas, como a surdez espiritual anda aliada com o mais refinado amor-próprio,a alma nem desconfia da sua surdez, e encoleriza-se interiormente com quem se atreva a denunciá-la.
Esse vício da surdez espiritual é muito grave e profundamente enraizado na alma. É um mal digno de toda atenção, especialmente no caso de almas consagradas a Mim. Que a surdez espiritual seja desterrada do Oposto posto que é a Casa do Espírito Santo, e que nele não se permita a entrada de um mal tão monstruoso.
Sabeis onde se encontra o remédio da surdez espiritual, a qual tanto assola o campo das virtudes?No Espírito Santo. Sabeis qual é esse remédio? A graça de uma correspondência firmíssima, pura, amorosa e constante.
As pobres almas que já não escutam, ouvirão e entenderão Minhas inspirações pela prática das virtudes. Se fizerem isso, serão curadas: seus ouvidos mortos ressuscitarão pelo sacrifício, a generosidade e a constância, e os empedernidos voltarão a ouvir Minha voz. Mas, para alcançar isso, é indispensável que as almas busquem a solidão interior e a oração, e se acostumem a elas: essas duas portas são as que mais diretamente conduzem e aproximam do Espírito Santo. Além disso, é claro que os que estiverem mais unidos ao Espírito Santo poderão mais facilmente escutar Sua voz, mais ainda poderão escutar seus gemidos, seus cânticos e seus arrolhos. Tudo está em fidelíssima correspondência com a graça. Essa nunca faltará aos corações que renunciam a si mesmos, tomam sua cruz e Me seguem.
Os que agirem assim, serão benditos eternamente por Meu Pai. Malditos serão os que, tendo ouvidos, não escutaram, e, tendo olhos, não viram. Não basta ouvir e ver, porque isso diz respeito à matéria. É preciso que o espírito escute e veja com atenção. Felizes as almas que vivem a vida interior da graça santificante. Elas serão, aqui e na eternidade, muito amadas por Meu Coração.

Compartilhe com seus amigos...