Vícios Opostos às Virtudes de Correspondências
Inconstância
A inconstância é filha da dissipação. Toda alma desregrada,ainda que a graça a toque e ela comece o caminho da virtude, nele não persevera. A inconstância é o selo das almas dissipadas, que são volúveis ou instáveis em seus propósitos, indecisas e levianas.
A inconstância faz parte da natureza humana. A estabilidade,com efeito, é rara no ser humano. A dissipação acentua a inconstância e agrava o que já é mau e deveria ser corrigido.
A alma há de se esforçar para vencer sua inconstância, usando, dia e noite, todo meio a seu dispor para garantir a vitória sobre si mesma. A alma há de buscar o apoio sobrenatural que sou Eu, Jesus Cristo, sabendo quão desprezíveis são seus propósitos e quão débeis são suas forças. Além disso, por meio da meditação, deve aprofundar o conhecimento de si e, desde o profundo abismo da sua inconstância, clamar a Mim, pedindo misericórdia.
A dissipação aumenta a inconstância. A humildade e as humilhações a debilitam.
A inconstância é o eco do coração humano, o qual ora deseja uma coisa ora outra. As vezes, as coisas desejadas são tão opostas, que, se por um instante o homem caísse em si, certamente se envergonharia diante de seus próprios olhos.
O homem é inconstante na prática do bem e do mal, em seus afetos e opiniões: o que hoje ama, amanha detesta; seus desejos, assim como seus pensamentos e aspirações, mudam a cada instante. Sabeis quem é o único que pode deter a inconstância? Eu, eterno, inamovível e único bem. Em Mim esbarra toda inconstância e inquietude, porque Eu sou o rei da paz. A alma que busca seu apoio unicamente em Mim, encontrara descanso, tranquilidade, estabilidade e verdadeiro repouso.
Um dos espelhos que reflete Satanás é o da inconstância, que mostra perfeitamente sua fisionomia e a maneira como atenta as almas.
O vício da inconstância aumenta à vontade,no campo espiritual, em que Satanás regozija-se com a volubilidade das almas, contra as quais prepara incessantes armadilhas para afastá-las de Mim. Com a ajuda poderosa da fantasia, satanás corrompe as almas e as faz retroceder de seus propósitos. Oh, maldita inconstância!
Quantos prosélitos arrasta para sua ruína, arrancando-os do caminho da santidade e da perfeição! Mil vezes,essas almas empreendem a prática das virtudes, e outras tantas a abandonam; correm para abraçá-las e, com a mesma presteza,viram-lhes as costas. Os falsos propósitos são o apoio da inconstância. Com eles, satanás entretém e afaga as almas, fazendo com que os abandonem com a mesma rapidez com que os conceberam.
Como a inconstância prejudica as comunidades religiosas! Nelas a inconstância é o mal dos males, pois, nas mil dificuldades que surgem a cada passo, precisa-se de uma grande constância, formosa virtude companheira da perseverança. A constância não é o mesmo que a perseverança. A constância se aplica a cada passo da vida e implica suor e trabalho; a perseverança é a coroa da constância e, de certa forma, colhe os louros dela.
Quando as vocações não se apoiam unicamente em Mim, satanás ataca-as. As vocações são o campo favorito da inconstância, e, não só enquanto vivem no mundo, mas também no âmago das comunidades religiosas: a tentação da inconstância lança sobre elas suas redes e realiza suas grandes colheitas.
Mas reparai bem: uma coisa é a tentação, outra coisa bem diferente é o vício. A tentação é um degrau pelo qual se chega ao vicio,e todos os vícios têm, em sua origem,uma longa série de tentações.
Assim, o vício da inconstância é antecedido por uma multidão de tentações. Ai da alma que se deixa seduzir por essas tentações e que se detém a escutá-las! Sua vocação estará perdida. São finíssimas as redes que Satanás tende sobre as almas,cheias de mil tentações disfarçadas, cada uma mais sedutora que a outra, cheias de retidão e prudência. Dai o alerta sobre essas tentações solapadas que levam à inconstância e arrancam tantas almas dos Meus braços. Essas almas que deveriam ser Minhas acabam pertencendo a um mundo infame; as que deveriam ser felizes no sagrado recinto, vivem na desgraça fora dele; as que são destinadas ao céu e à Minha glória, acabam adorando a satanás e a seus sequazes no inferno eterno. Todos os dias, há desses casos: prestar ouvidos à tentação conduz ladeira abaixo, até mergulhar na inconstância. São sem dúvida perigosas as tentações da inconstância. Repito-o: ai das almas desgraçadas que se detenham a escutá-las!
Logo ver-se-ão cativas, enredadas em suas armadilhas!
O remédio para a inconstância é a fidelidade, virtude formosíssima, em que o Espírito Santo se compraz. A fidelidade elimina a inconstância e livra a alma inconstante de infinitos males. Eu sou o único sustento da fidelidade e toda alma que se apoie em Mim, e não em suas próprias forças, triunfará sobre si mesma e sobre todos os seus vícios e tentaçoes.
Certamente, a fidelidade não se adquire apenas com palavras. Para chegar a possuí-la, necessita-se da prática constante de muitas virtudes heroicas, sobretudo de uma profunda humildade e confiança em Meu grande poder e misericórdia. Esse é o remédio para tao grande mal.
Sabeis quem dá impulso, poder e energia à fidelidade? O amor ativo, que, como uma forca motriz, impulsiona todas as virtudes, as quais se fundam nele, o único capaz de subir ao céu. Todas as virtudes que se sustentam no amor ativo e descansam sob a sua benéfica sombra, crescem e chegam a seu pleno desenvolvimento. O amor ativo, assim, com as virtudes nele apoiadas, presta seu auxílio à alma feliz que o carrega consigo. Mas como alcançar o amor ativo? Por meio da oração e do sacrifício, por meio da prática da dor e do amor generoso e constante.
A fidelidade fornecerá constância à alma. O amor ativo concederá a fidelidade: a oração e o sacrifício darão o amor ativo, que encerra em si a caridade. Com a caridade, o amor ativo dá todos os bens.
A fidelidade à graça é o remédio dos remédios, sobretudo dos remédios espirituais.
Para a inconstância ordinária, pode-se usar com muito fruto a estabilidade, junto ao domínio de si e à firmeza.
Bem-aventurada a alma que usa com valor essas armas divinas! Derrotará todos os vícios, e satanás fugirá bem longe.