Tratado Vícios e Virtudes – Vícios Opostos às Virtudes Guerreiras – Superficialidade

VÍCIOS OPOSTOS ÀS VIRTUDES GUERREIRAS

Superficialidade

A superficialidade é um vício universal e ordinário, que, desgraçadamente, encontra-se também na vida espiritual. Dela se impregnam, exterior e interiormente, as almas superficiais. Na vida comum tudo é superficialidade e mentira. Essa capa encobre muitos vícios e até comunidades religiosas.

A superficialidade é filha da desordem e da leviandade. Uma alma superficial não tem consistência e é vã. Hoje a superficialidade envolve um grande número de corações e penetra em todas as coisas.
Seu campo favorito são as virtudes. Nelas reina adulterando-as e dando frutos copiosos a Satanás. Mas a Cruz a destrói e derruba. A solidez das verdadeiras virtudes que tenho explicado, corta sua cabeça e tira-a do seu trono.

Já é tempo de precipitar no abismo a maldita superficialidade que, com seu contato, corrompe tudo. Há tanta superficialidade quanto há pessoas no mundo. A superficialidade é um veneno que destrói os corações sem que estes o percebam.

A superficialidade planta seu estandarte na piedade, transformando-se em superficialidade espiritual. Com razão as almas estão vazias! Com razão a religião não as satisfaz! Com efeito, a religião que existe hoje não é a Minha. A Minha é a única verdadeira e santa que pode encher seu imenso coração. Mas a religião que reina hoje é a religião da superficialidade. Ah, já vedes como se espalha o mal, invadindo de uma maneira ou de outra todos os âmbitos desse mundo.

Basta de falsidade e superficialidade, que matam as almas, enchem o inferno e ofendem-me. Acabe-se já com essa epidemia universal, com esse arremedo de virtude. Que venha a verdade a destruir a mentira. Que as virtudes venham a destronar os vícios. E que a Cruz reine nos corações. Basta de pantomimas de piedade e de santidade fingida e hipócrita. Que venha a dor a purificar o mundo e a renovar a inocência nos corações. Quero pureza, virtudes sólidas, almas limpas, robustecidas pelo sacrifício – diz o Senhor emocionado.

O remédio da superficialidade está na prática das virtudes que tenho explicado até aqui. Na Cruz esta o remédio, porque todas as virtudes formam uma Cruz espiritual muito grande e formosa em que Me comprazo. Bem-aventuradas as almas que se crucificam e se cravam nessa Cruz, e que morrem em seus braços! Eu lhes prometo um prêmio eterno.

Compartilhe com seus amigos...