PRIMEIRO DIA DA NOVENA
20 de Fevereiro
DOMINGO
NOVENA À SAGRADA FACE
Oração inicial
Senhor, eu procuro a Vossa Face!
Não me repilais para longe dela por causa dos meus pecados; não desvieis de mim o Vosso Santo Espírito. Fazei brilhar sobre mim a luz da Vossa Face, instrui-me no caminho dos Vossos mandamentos.
Eterno Pai, contemplai a Face do Vosso Filho e por seus infinitos merecimentos concedei-me um ardente desejo de reparar as injúrias feitas à Vossa Divina Majestade e a graça que desejo alcançar nesta novena (REPARAÇÃO). Assim seja.
Primeiro Dia
Meditação:
“Contemple-me na Prisão onde passei grande parte da noite após a Agonia no Jardim das Oliveiras. No fim, fartos de mim, me deixaram sozinho, preso em uma habitação escura e úmida, sem mais assento do que uma pedra onde meu Corpo dolorido permaneceu cheio de frio. Quantos dias espero que alguma alma venha me visitar no Sacrário e me receber em seu Coração! Quantas noites passo sozinho e pensando nela! Mas ela se deixa absorver pelas ocupações ou dominar pela preguiça e não vem. Se querem dar-me uma prova de seu amor, abram-me seu peito para que eu faça nela a minha Prisão. Predam-me com as cordas de seu amor. Cubram-me com suas delicadezas. Alimentem-me com sua generosidade. Apaguem minha sede com seu fervor. Consolem minha tristeza e desamparo com sua companhia.”
Oh! Amorosíssimo Jesus!
Não somente Vossa Palavra, mas também a expressão de Vossa Face abrasada em amor, nos revelam, no Cenáculo, a veemência com que Vosso Coração desejava a hora de dar-nos a Eucaristia!
Inflamai meu coração de amor por este sacramento adorável, visitando-o e recebendo-o freqüentemente com a pureza dos anjos.
Consideração:
Se Jesus me ama, se a Sua Face me procura, o que me detêm?… Que me pede Jesus, senão amor e confiança?… Negar-lhe-ei?…
Virtude a praticar:
Desprendei-vos, pelo menos de coração, de todas as coisas da terra. Seja Jesus o vosso tesouro.
Oração Final
Deus todo-poderoso e misericordioso, nós Vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de Vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa dos nossos pecados, mereçamos contemplá-la eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja.
TERÇO DA SAGRADA FACE
Iniciar fazendo cinco vezes o sinal da Santa Cruz, em honra as Cinco Santas Chagas de nosso Senhor Jesus Cristo. Após rezar o Creio, o Pai-Nosso a Ave-Maria e o Glória. Nas contas do Pai-Nosso, rezar: “Pai Eterno, ofereço-vos a Face adorável de Vosso Divino Filho para abrandar a cólera de Vossa Justiça, obter a santificação do clero, o perdão dos pecadores e o alívio das almas do purgatório. Nas contas da Ave-Maria, rezar: “Oh! Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro.” No final, rezar três Ave-Marias em louvor das dores que Nossa Senhora sofreu ao ver Jesus carregar a Cruz, ser pregado, vê-lo morrer e recebê-lo morto em seus amorosos e ternos e santos braços. No fim de cada Ave-Maria acrescentar a jaculatória: Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!. No encerramento, rezar: “Face adorável de meu Jesus, meu único amor, minha luz e minha vida, fazei que veja somente a vós, nada conheça fora de vós, ame-vos unicamente, e que, enfim, não viva a não ser convosco, de vós, por vós e para vós. Assim seja. Amem!”
Rezar 1 Glória.
OFERECIMENTO DA SAGRADA FACE DE JESUS AO ETERNO PAI
“Pai nosso que estais no Céu, Deus de amor infinito, cheio de bondade e misericórdia,
pelo Coração Imaculado de Maria, Mãe das dores, em união com São José, todos os
Santos Anjos, Santos, Bem-Aventurados e em nome de toda a humanidade, assim
como de todas as almas do purgatório, ofereço-vos a Face cheia de lágrimas e sangue
do Vosso amantíssimo Filho. Ofereço-vo-la com inefável amor, juntamente com cada
respiração, pulsação, pensamentos, palavras e ações de todos os seres humanos. Euvos ofereço esta Santíssima e adorável Face com todo amor em expiação de
todos os pecados do mundo, em reparação de todas as blasfêmias, para
apaziguar a Vossa divina Cólera, para iluminar os sacerdotes e religiosos, pela
conversão dos pecadores, especialmente os mais obstinados, para alívio das
almas do purgatório e de um modo especial pelas almas dos sacerdotes
defuntos. Amem.”