Vícios Opostos às Virtudes Guerreiras
Indecisão
A indecisão é irmã da vacilação e filha da dúvida e da soberba, além de ter outras qualidades vis e desprezíveis. É outra praga, no mundo espiritual, que Me rouba muita glória, engana as almas, atrasando-as e fazendo com que percam tempo vital. Uma alma indecisa nunca fará algo que valha: sua recompensa será muito menor do que poderia ser. De almas indecisas está cheio o purgatório.
A tibieza e a sensualidade têm muita parte na indecisão. Certamente não são esse tipo de almas que Me dão glória, que se arrojam ao martírio do amor ativo, à custa de inúmeros sacrifícios. Essas almas indecisas geralmente são débeis, covardes e amigas da comodidade.
As almas dadas ao sacrifício são valentes e esforçadas. Lutam, com bravura e determinação, contra vícios e paixões, defeitos e faltas ordinárias, humilhando-se e vencendo-se. Essas almas são firmes em suas resoluções. Almas indecisas, pelo contrário, presas por Satanás com laços finos mas que parecem de ferro, passam a vida lamentando-se e entristecendo-se por seus defeitos, sem ter força suficiente para emendarem-se. Desgraçadas! Grandes colheitas realiza Satanás com esse defeito da indecisão.
Seus remédios são a obediência cega, a humildade profunda, o domínio de si e a firmeza.
As almas indecisas hão de entregar-se totalmente a um diretor espiritual prudente e deixar-se moldar, não apenas no que diz respeito a questões espirituais, mas também em questões de vida ordinária e material. A cura das almas indecisas é de suma importância, porque, se não se curam, jamais poderão entrar plenamente na vida espiritual, e Satanás continuará a cortar suas asas, impedindo-lhes de vir a Mim.
O mundo está cheio desses defeitos, que, por vezes, se tornam vícios e infectam o campo espiritual.