VIRTUDES GUERREIRAS
Amor ativo
O amor, se é verdadeiro, não pode ficar ocioso. O amor é ativo e precisa provar ao Amado que O ama, sacrificando-se por Mim, noite e dia, sempre.
A sede de padecimentos cresce com o padecer. Eu não Me sacio de sofrer misticamente na Eucaristia, enquanto houver na terra uma alma a quem amar. O amor verdadeiro não vê nem mede obstáculos. O verdadeiro amor busca tudo o que pode dar glória ao Amado. As principais armas do amor ativo são a humilhação e o sacrifício. Minhas armas de verdadeiro amante foram a humilhação e o sacrifício.
O amor ativo para Comigo faz crescer o amor ao próximo, às almas do purgatório, a tudo o que é débil, pobre e necessitado, e, particularmente, às almas dos pecadores.
A uma alma que tem amor ativo, dói-lhe conhecer a desgraça dos homens, vê-los afastados de Deus, enganados pelo demônio, arrastados pelo mundo e por seus vícios, precipitando-se no inferno e rejeitando seu Deus e Senhor, seu único bem. A alma que tem amor ativo sofre ao ser pisoteado o sangue do Senhor, pois a Redenção é inútil para aquelas almas, as graças são retidas por elas mesmas, e a Justiça divina paira sobre suas cabeças.
Os filhos do Oásis devem apartar-se de tudo o que não seja mortificação. Devem vestir-se dela, familiarizar-se e identificar-se com ela. Dor. Buscai a dor.
Sede dor. Correi, voai atrás da dor. Não perdeis tempo nem de dia nem de noite.
Ainda que a natureza se resista, atirai-vos no mar da amargura. Buscai, pensai e estudai o modo como mais sofrer e padecer pelo Amado do vosso coração. O amor divino, ao chegar a certo grau, não pode ficar quieto e ocioso: busca algum meio para agradar o Amado. E, se tiver que passar por mil espadas, por elas passará só para dar uma gota de consolo ao Amado.
A alma não pode dormir na comodidade se vê o Amado que sofre. São impossíveis a inação, o prazer e a comodidade para um coração que deveras ama a Jesus, pois se vê traspassado pela seta do amor divino.