VIRTUDES GUERREIRAS
Luta
A luta não é precisamente uma virtude. É uma espécie de ser espiritual que vive no fundo do coração humano,e com ele nasce e morre. Reside no espírito do homem e o acompanha durante a vida inteira. A luta é uma arma que tem uma vida, e essa vida é a dor. Alcança em favor da alma grandes conquistas, e adorna com seus triunfos sua coroa imortal. A luta combate igualmente nos dois campos de batalha: no campo da graça e no campo da natureza. Luta com o bom e com o mau, com Deus e com Satanás. É um ser desconhecido, e nada está mais próximo do homem do que a luta. Quando prevalece vitoriosa sobre Satanás e suas maquinações, a alma se santifica e, por fim, se salva. Mas, quando perde e é vencida nos mil ataques que empreende constantemente, a alma é infeliz e desgraçada. Na vida espiritual, deve-se saber usar a luta em defesa da alma e contra o demônio. O batismo é um meio poderoso para atacar o espirito de contradição que é Satanás e para pôr a luta no caminho reto pelo qual ela deve andar.
Todos os sacramentos dirigem e fortalecem esse ser que está na alma, para usá-lo a seu serviço e obter grandes vitórias. Essa arma poderosa está dentro do homem para sua coroação ou desgraça. Feliz a alma que sabe usá-la em seu proveito. Pode garantir seu triunfo. Aqui está a excelência do cristianismo, que submete a natureza ao espírito, a razão a graça, Os infiéis não podem ter esse domínio sobre suas paixões: neles a luta está a serviço do mal, porque não tem religião. A religião é o que governa a luta, impondo-lhe a missão de ajudar a alma a escalar o céu. A luta é uma arma formosa, intrépida por natureza.
Diria que é a ajuda indispensável de todas as virtudes. No entanto, quando a luta trabalha no campo oposto do mal, é horrível e espantosa, pois, então, são incalculáveis os pecados, os crimes e os vícios nos quais precipita a alma, até afogá-la no desespero e no profundo abismo do inferno. Portanto, sendo uma arma de dois gumes, empunhai a luta pelo lado bom, e ela servirá para a vossa santificação. Não vos espantais, já que sua ajuda é de muito proveito e necessária na vida do espirito, pois, sem a luta, não há vitória, e, sem vitória, não há céu.