Tratado Vícios e Virtudes – Virtudes de Vencimento – Trabalho

Virtudes de Vencimento

Trabalho

O trabalho é filho da mortificação e é necessário para a vida e a felicidade do homem sobre a terra. E uma necessidade – repito – e também uma virtude de méritos infinitos. Na vida espiritual, é indispensável,pois a alma quase não progride sem o trabalho e sem sua irmã, a vitória sobre si mesmo. A alma que não trabalha, não avança na vida espiritual. A alma negligente e preguiçosa jamais fará algum progresso, pois toda graça requer um trabalho constante. Algumas almas, fascinadas com o brilho da virtude, empreendem o caminho da vida espiritual, mas logo sentam a descansar. Em vez de persistirem, desistem. Com efeito, o caminho espiritual é íngreme, e a alma que não se esforça, escorrega e, por vezes, cai no mais profundo dos vícios. Por isso, para dar fruto, o trabalho deve ser incessante.

Há também um trabalho espiritual perfeito, sobrenatural ou sobrenaturalizado pela persistência santa da alma. Sem vacilar, com constância e puro amor a Deus, abraça-se tudo o que repugna à natureza, por duro que seja.

Esse trabalho diviniza a alma, adquire-lhe méritos, alcança-lhe graças e produz frutos abundantes. Pode ser praticado sempre e a qualquer momento. Nele predomina sua mãe, a mortificação, e a pureza de intenção. O Espírito Santo se compraz desse trabalho sobrenatural ou sobrenaturalizado, na ordem material e, de uma maneira especial, na ordem espiritual.

Todos os vícios são inimigos do trabalho, principalmente a preguiça, que, porém, pode ser vencida com a atividade e o amor ativo. A virtude do trabalho não descansa nem pode descansar. Une-se intimamente ao combate, que é também seu triunfo e troféu. Feliz a alma que, nesse trabalho santo, gasta os dias da sua vida mortal: descansará eternamente no seio puríssimo de Deus como recompensa de suas fatigas, fidelidade e constância.

Compartilhe com seus amigos...