Tratado Vícios e Virtudes – Vícios Opostos às Virtudes de Paz – Inquietude

VÍCIOS OPOSTOS ÀS VIRTUDES DE PAZ

Inquietude

Introdução aos vícios, tentações e defeitos que vêm a seguir.

A desordem, isto é, Satanás carrega consigo uma multidão de vícios, tentações e defeitos, que matam, detêm ou suspendem, em maior ou menor grau, conforme a intensidade e extensão do mal, os efeitos da graça nas almas que caem em suas mãos. Quase todos os vícios, já que são pecados mortais, em seu funesto desdobramento, matam a vida da graça nas almas que com eles condescendem.

Tentações não consentidas, quando menos entretêm; tentações consentidas são pecados mais ou menos graves.

Os defeitos interrompem a correspondência com Deus. Com efeito, os defeitos culpáveis sempre mancham, e o Espírito Santo busca a pureza da derramar Suas graças.

Vamos levantar um pouco o véu que cobre esse numeroso e formidável nino de vícios, tentações e defeitos, com que Satanás prende as almas e, assim, desmascarar seus planos diabólicos.

A inquietude é filha da turbação. O demônio provoca-a nas almas boas que Me servem, com três finalidades: molestá-las, distraí-las e levá-las ao desespero. A inquietude é irmã dos escrúpulos. A inquietude satânica é uma resolução interior, produzida por uma imaginação fértil. É uma nuvem negra que escurece tudo à sua volta, uma aflição sem fundamento, que gera nas almas terríveis penas e grande dano. Essas inquietudes se curam com o desprezo, pois nada dói tanto a Satanás quanto o desprezo. Aliado a atos de amor e de profundíssima humilhação, esse desprezo afugenta as inquietudes satânicas e livra a alma de inúmeros males. O fim de Satanás, em todas as suas maquinações contra a alma, é sempre afastá-la de Mim e da graça santificante. Nunca perde uma oportunidade para roubar às almas um pouco de graça que seja. Por isso, noite e dia, espreita-as, para a elas quitar os méritos, e a Mim a glória.

Satanás estimula também outro tipo de inquietude que consiste num arrependimento cruel, porém cheio de profunda soberba, aliado à desconfiança na misericórdia divina e à desesperança.Tudo isso impele as almas para grandes e graves crimes que, por fim, conduzem-nas ao inferno.

Geralmente, Satanás entra nas almas disfarçado com uma admirável capa de hipocrisia e doblez. Sempre leva consigo a falsidade, mas, por vezes, por seu modo de apresentar-se, não é reconhecido.

Certamente, uma alma pura, muito pura, poderá perceber sua presença. Mas, na maioria das almas, ele entra com uma aparência de bem, com uma suavidade delicada, silêncio e paz. Pouco a pouco, não antes de ter tomado plena posse da alma, expande sua astúcia até mostrar-se em toda a sua fúria. Não importa a demora; se vislumbra que pode lograr algum fruto com sua ação, pode esperar dias ou anos, com uma paciência a toda prova. Cuidado com essa serpente infernal, que, astutamente, envenena os corações e os afasta da única felicidade que sou Eu, unicamente Eu.

O Espírito Santo permite outro tipo de inquietude nas almas que Lhe pertencem: uma inquietude envolta de delicadeza e limpeza de coração. É uma espécie de inquietude que turba sem tirar a paz.

Serve para que a alma fique sempre alerta nas tentações e não corra o risco de manchar-se e macular sua limpidez. Essa inquietude é santa, e não chega a ter exageros ou escrúpulos. A alma experimenta um aguilhão para o seu bem e em beneficio da sua pureza.

Compartilhe com seus amigos...