Tratado Vícios e Virtudes – Vícios Opostos às Virtudes de Caridade – Escândalo

VÍCIOS OPOSTOS ÀS VIRTUDES DE CARIDADE

Escândalo
O escândalo é um pecado que abomino tanto quanto sou capaz. Fere diretamente Meu Coração, causando o maior prejuízo ao próximo. Não é um pecado concreto, que se estende apenas até certo ponto, mas é um rio transbordado, uma torrente sem dique. O escândalo procede da soberba, do orgulho, a inveja e da ira, com toda a falange asquerosa que a acompanha.

Vingança, ódio, rancor, cólera, traição e perfídia são armas prediletas que despertam fogo com que Satanás atiça o coração do escandaloso.A murmuração é também uma das armas favoritas do coração infame que abriga o escândalo.

Há pecados de escândalo que, dificilmente, são perdoados. Não porque Minha misericórdia não seja maior que a multidão de todos os pecados, mas porque Minha justiça impõe-se particularmente sobre a alma do escandaloso. O pecado do escândalo sempre tem em si uma malícia infernal. Rompe os véus da inocência e do candor, e o coração impuro e depravado regozija-se nele. Está entre os maiores crimes existentes; maior dos que se registram na ordem material; sua magnitude equivale à diferença que passa entre a carne e o espírito.

Ai do escandaloso! Ai de quem arranca o pudor de uma alma! Ai de quem atenta à modéstia e à caridade, e rasga a venda de uma alma pura! Prometo que quem aja assim e não se arrependa, reparando o malfeito, sofrerá eternamente castigos especiais. Como, nesses casos, o prejuízo causado é irreparável, muitas vezes, também o castigo será inevitável. Quase sempre o seria, se Minha grande e infinita misericórdia não intervisse, acrescentando o que falta para a devida reparação. Quem comete um pecado de escândalo, seja com palavras, atos ou escritos, produz danos tão grandes com consequências tão imprevisíveis, que, mesmo martirizando-se pelo resto da vida, não alcança reparação.

Aqui entram em cena Meu sangue precioso e Meus méritos infinitos e abundantes, que completam a reparação da justiça tão gravemente ofendida. Todos os meios humanos e os sobrenaturais ordinários são incapazes de lavar tal mancha. Para ser totalmente apagado, o pecado do escândalo necessita de uma graça extraordinária e de uma misericórdia especial. E um pecado horrível para além de qualquer ponderação. O Espírito Santo resiste-lhe e rechaça-o mais que a muitos outros pecados.O escândalo enche de almas o inferno. Ai do autor de um escândalo! Ai de quem, podendo evitá-lo, não o evita! Ai da alma infeliz que, seduzida pelo escândalo, deixa-se arrastar por tão impetuosa torrente, que sempre desemboca no inferno!

Há muitos tipos de escândalos e de escandalosos. Os malvados sectários; os impuros que se debatem no imundo lamaçal do seu vício nefando; a imprensa ímpia e cheia de erros, libertinagens e malícia, torrente sem dique que envenena a todas as classes sociais, e destrói a pureza dos corações, envenenando-os e impelindo-os para a impiedade e para a heresia, com todos os vícios assombrosos que a acompanham; os erros venenosos de quem ensina com perfídia, tirando a fé das almas; as burlas sacrílegas contra os mistérios mais santos da religião; os ataques satânicos à Igreja e a seus ministros. Ai, deixai-Me queixar-Me dos escândalos produzidos no mundo pelos sequazes de Satanás,e de sua negra ingratidão para Comigo!

O inferno regozija-se e Satanás deleita-se pelo pecado do escândalo. O escândalo é o oásis de Satanás, pois arrasta consigo os demais vícios, sendo o fogo dos maiores crimes e dos pecados ocultos.O escândalo – repito-o -leva consigo uma falange digna do recreio de Satanás.

Cura-se o escândalo com a reparação de quem tem sido a causa de um crime tão devastador. Muito difícil é reparar um escândalo quando já se espalhou aos quatro ventos no mundo corrupto.

Porém, Senhor, o que há de fazer a alma que deveras clama a Ti e arrepende-se de coração?

-Viver uma vida de absoluta reparação, fazendo tudo o que está a seu alcance para sanar os prejuízos causados com seu escândalo. Chorar continuamente seu pecado, e abrandar, com a penitência e a dor, a justiça divina, suplicando, dia e noite, que a divina misericórdia supra com o que falta à sua pena, e que os méritos infinitos da Minha paixão lhe alcancem a imerecida graça do perdão.

Muito grande é o pecado do escândalo; tanto que jamais será suficientemente ponderado, pois excede qualquer ponderação, dano e malícia.

A Cruz, somente a Cruz preserva de tão grande mal. A Cruz freia as paixões, cura os apetites desordenados e concede às almas a vida da graça. A Cruz conserva as almas e as livra de Satanás e de suas maquinações.

Longe de Mim as almas escandalosas! Jamais inclino-Me para uma alma que carrega semelhante monstro. Se não o expulsar para longe de si, essa alma será por ele tragada e se perderá eternamente.

Compartilhe com seus amigos...