VÍCIOS OPOSTOS ÀS VIRTUDES DE CARIDADE
Traição
A traição é filha de Satanás. É uma arma que ele usa com tal frequência que o homem nem imagina. Satanás tem a traição no sangue. Seu alento todo e todo seu ser é traição. Com ela enreda o coração humano. Mãe da traição é a hipocrisia.Vingança, cólera, rancor e ódio, seus irmãos.Oh, falange maldita, que espalha, no coração humano, uma seiva infernal! Essas paixões são o esquadrão da ira; esses vícios, os guerreiros de Satanás. Com essas e outras armas poderosas, Satanás logra grandes conquistas e dá morte a milhões de almas.
A traição é uma secreta perfídia do coração; um vício terrível, encoberto por uma capa de bondade; uma fera fremente que, por baixo da aparência amável e serena, aguça suas garras. Com um cândido sorriso nos lábios, a infame enfia seu punhal.
Infelizes as almas traiçoeiras! Seus corações ignoram a malícia e astúcia infernal desse terrível mostro que hospedam. A traição é a efígie de Satanás, o espelho em que ele se admira, a negra lama em que chafurda as almas. Ainda no paraíso terrestre, Satanás traiu o homem, arruinando, desde então, seu futuro. Hoje continua a trair sem descanso a humanidade, como fez nos tempos passados e como fará nos vindouros.
Diante das almas incautas, apresenta-se Satanás com mil cativantes disfarces. O maldito transforma-se em anjo da luz, da paz e da pureza! Por vezes, finge ser Eu mesmo, Jesus Cristo. Para seus fins nefandos, seduz suavemente a alma com um falso bálsamo de santidade, deliciosamente entorpecente. Assim,o miserável morde e inocula sua baba envenenada na alma inocente e pura!
Quantos e quão pérfidos enganos dessa natureza há diariamente no mundo!
A traição de Satanás impera no campo espiritual! Quantas almas jazem por ele enganadas em seu leito suave de soberba e amor-próprio! Quanto vício funesto e dissimulado existe nas almas que se dizem Minhas! Nessas torres de aparente santidade exterior, e também interior, quanta e quanta sujeira, falsidade e engano! Pelo tanto que Eu tenho dito, já compreendeis a natureza da traição satânica, que inunda e abala o mundo, também o espiritual.
Já é tempo, portanto, de dar o alerta a tantas almas miseráveis que vivem e morrem presas na rede da traição satânica! Arranca a máscara de Satanás e descobre a espantosa traição com que ele engana os corações. Grita que a maioria das almas estão sendo enganadas, e que a Cruz é a luz que revela os funestos enganos. Mova-se guerra aos vícios, guerra por meio da dor, que é a salvação do mundo.
A traição enxertada nas almas é o reflexo da traição que Satanás carrega em seu seio asqueroso. Uma alma traidora é uma alma infame. Sua iniquidade cresce em tal grau, que chega a levantar-se contra Mim, na vida espiritual. Quantas traições espirituais!Quantas ofertas de corações desleais e falsos. Quantas ofensas a Mim, também entre os religiosos! Há um campo infinito de traições e hipocrisia, onde se queima, de forma sacrílega, um incenso corrupto diante da majestade divina, irritando Sua justiça.
A traição é paixão rasteira, baixa, ignóbil e vil: quando, na vida espiritual, se volta contra Mim, sua vileza cresce ao mesmo tempo que seu castigo. Detesto as almas traiçoeiras: são maliciosas, falsas e hipócritas. A traição nunca se aninha na singeleza, na sinceridade, na lhaneza ou na claridade. O coração traidor é escuro, sombrio e dissimulado: nele não penetra a luz divina do Espírito Santo. A traição vai de encontro às virtudes amadas por Meu Coração. Por isso, abomino a traição e fujo da alma traiçoeira. Grandes castigos prepara Minha justiça contra os corações traidores. Satanás se regozija nos corações traidores, arrastando-os ao castigo eterno.
Um coração traiçoeiro quase não tem remédio: manifesta uma depravação interior afeta a uma multidão de pecados.
O coração do traidor necessita de uma reforma completa, por meio de uma graça muito grande, especial e constante.