Virtudes de Caridade
Esmola
A esmola espiritual é filha do zelo e irmã gêmea do conselho. Tem todas as qualidades do conselho e também suas armadilhas e tropeços.
A esmola espiritual perfeita assemelha-se à caridade e consiste numa comunicação de riquezas espirituais para a alma que delas carece: trata-se de a alma pura e prudente dar espiritualmente o que tem recebido para a alma que nada tem. Porém, como ninguém pode dar o que não tem e, para ter, é necessário tornar-se digno de receber, a alma que quer praticar essa obra de misericórdia, primeiro, necessita trabalhar na própria santificação para entesourar as riquezas que depois há de oferecer e comunicar.
A esmola é uma moeda de valor infinito com que se ruma para o céu. Contudo, para ser meritória diante de Meus olhos divinos, essa obra de misericórdia precisa de algumas condições. Precisa ser espontânea, oculta e sobrenatural. Espontânea, isto é, precisa nascer do coração e não ser obrigada por respeitos humanos, ou envenenada por outras finalidades não retas e não santas. Quanto mais oculta a olhares, elogios humanos e a toda vaidade, melhor, porque esses venenos a desvirtuam, pagando o mundo com a terra o que Eu deveria pagar com o céu.
Sobrenatural quer dizer que o homem há de sobrenaturalizar os atos naturais, praticando a virtude da esmola com o único fim de agradar-Me, considerando pobres, tristes e desvalidos como imagem fiel de Mim mesmo. Mais ainda: como a Minha própria pessoa.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia, recebendo centuplicada a recompensa pelo menor ato que fizerem a um pobre. Feliz a alma que, em sua passagem pelo mundo, pratica obras de misericórdia! Ela entesoura riquezas eternas que encontrarão no céu Minha misericórdia.
Todavia não concedo prêmios aos misericordiosos somente na eternidade. Também nesta vida os cumulo de bens espirituais e até temporais.
A misericórdia é uma virtude muito grande que em seus âmago contém a caridade ao próximo, que emana do próprio Deus, que, por sua vez, é caridade inesgotável cheio de infinita misericórdia. Deus é caridade; Deus é misericórdia. A alma misericordiosa que toma sobre si toda enfermidade alheia, na ordem material e espiritual, pode verdadeiramente dizer que tem em si parte da Minha substancia, do Meu ser divino que misericordiosamente lhe comunico. Carrega um sinal de predestinação, porque os misericordiosos alcançarão misericórdia. Como o espírito é maior que a matéria, vale mais a esmola espiritual que a material, embora ambas sejam muito amadas pelo Meu divino Coração.
Enquanto a esmola material não está ao alcance de muitos, todos, em maior ou menor grau, podem praticar a esmola espiritual. A esmola material perfeita não consiste apenas em dar dinheiro ou objetos materiais, mas na maneira de dar esse dinheiro e esses objetos.
Há muitíssimas formas e meios de praticar a esmola espiritual. Muitas virtudes são colocadas em jogo ao praticar a esmola: doçura, paciência, amabilidade, amor e santo interesse são seus companheiros inseparáveis. Por meio dessas virtudes, derrama-se, secretamente, o bálsamo do consolo nas almas doloridas.
A esmola espiritual perfeita consiste em dar-se interiormente ao próximo, pela oração e pelo santo conselho, aliviando suas penas e tomando-as como próprias. A esmola da oração é muito alta e sublime. A maior esmola e a mais santa é a que se realiza com fruto em prol dos pecadores e dos necessitados de todo gênero.