Tratado Vícios e Virtudes – Virtudes de Pureza – Pureza

VIRTUDES DE PUREZA

Pureza

No Meu Oásis quero pureza espiritual perfeita, a saber, não apenas a limpeza do corpo e da mente, mas também a absoluta purificação de todo afeto impuro. Esse é o grau mais sublime dessa virtude divina: o que mais aproxima-nos da pureza angelical e assemelha-nos a Deus.

A pureza é o reflexo de Deus. Em Deus a pureza é inata, pois Ele é a própria pureza.

Deus é um cristal sem mancha, em cuja transparência divina reflete-se a imagem da beatíssima Trindade. Deus é luz, é claridade. Deus é pureza. Repito: a essência de Deus é a pureza, porque a pureza é a essência da luz e da claridade. Onde há pureza, ali está o reflexo de Deus, isto é, a santidade. Desse foco de eterna pureza, que é Deus, brota a luz, a claridade, a limpeza angélica. Não brota a pureza da luz; é a luz que brota da pureza. Por isso, nas almas puras, encontra-se a luz do Espírito Santo.

Esse conjunto de luz, santidade e pureza, inseparáveis entre si, representa a beatíssima Trindade: uma em três, e três em uma: Deus Pai, santidade; Deus Filho, abarcando a santíssima e pura humanidade; Deus Espírito Santo, luz. Que se estude, medite e ponha em prática essa depuração absoluta de todo afeto menos puro. O que há de ser o Oásis para merecer ser o descanso da mesma pureza? Que honra a minha para o Oásis ao descobrir os tesouros de Deus, os altíssimos segredos em que me regozijo!

Jamais o entenderão e o agradecerão suficientemente. Nem todos os corações humanos juntos seriam capazes de pagar com sua gratidão uma só das Minhas graças. Tomara vissem o quanto Deus se regozija em sua pureza eterna e infinita!

A Cruz tem sido e sempre será o amparo da pureza, sua muralha e fortaleza. Foi para isso que nela foi cravada a própria Pureza, a fim de comunicar-lhe essa virtude celestial. Portanto os Religiosos e Religiosas da Cruz devem ser os Religiosos e Religiosas da Pureza. Ouçam bem e atendam bem as almas do Oásis a isso que se acaba de dizer, porque é ouro. O Oásis é o santuário escolhido por Deus para a grande virtude da pureza.

A pureza, qual rainha, destaca-se majestosamente entre todas as virtudes suas companheiras e reclina-se em Meu Coração. A pureza tem uma fragrância tão especial, que perfuma e inunda com seu aroma todas as demais virtudes.

(Tratado Prático dos Vícios e das Virtudes/Beata Maria Concepción Cabrera de Armida – CONCHITA).

Compartilhe com seus amigos...