Tratado Vícios e Virtudes – Vícios Opostos às Virtudes de Ingenuidade – Falsidade

VÍCIOS OPOSTOS ÀS VIRTUDES DE INGENUIDADE

2.Falsidade

Jesus: A falsidade é irmã gêmea da duplicidade, mas é ainda mais execrável. A pessoa dissimulada carrega-a sempre consigo. É muito amada por Satanás e sempre busca almas hipócritas nas quais hospedar-se. A falsidade é um defeito rasteiro, muito indigno de um coração nobre. Não penses que esse defeito tão degradante, que pode eventualmente chegar a ser vício, só se alberga em classes sociais baixas. Não, a falsidade é um fruto que dá em todo tipo de terra; desgraçadamente existe nos grandes como nos pequenos. Quantos dos que vestem seda são falsos! A falsidade é veneno que infecta centenas de almas. Chega a corromper a essência do ser humano a ponto de torná-lo falso e hipócrita em seu trato Comigo.

A falsidade muda a disposição de muitas almas que se dizem piedosas, cujas virtudes, maquinalmente, com a maior naturalidade e até sem perceber, tornam-se fracas e passam, tranquila e serenamente, a ser vividas de maneira falsa. Disso se desprendem inúmeras aberrações, faltas e até pecados em matéria de piedade.

Quantos estragos a falsidade causa no mundo e na vida espiritual! É um vício ou defeito que Me repugna e afasta de Mim!

Tudo o que é falso é enganoso, e Eu sou a verdade e a claridade sem véus, Nunca um espírito falso poderá ter acesso aos caminhos espirituais: por ali só entram almas limpas; e a falsidade é podridão que corrompe o coração que a traz dentro de si.

O remédio à falsidade só se encontra na sinceridade, franqueza, singeleza e humildade.

Compartilhe com seus amigos...