SOBRE O ESPÍRITO SANTO
A consumação na Unidade da Trindade
A “consumação na Unidade” é realizada quando o cristão e, particularmente, o sacerdote, ama com o Espírito Santo, isto é, quando sua caridade não é mais exercida de maneira humana, sob a direção da prudência infusa, mas exercida de maneira supra-humana, sob o impulso da moção do Espírito Santo; a”caridade aperfeiçoada pelos dons” é amar com o Espírito Santo.
“A Igreja é amor, é caridade por ter sua origem, seu ser e sua vida no amor fecundo do Pai. Os cristãos devem ser amor, todo amor, elevados ao cume da unidade pelo amor. E quem é o Amor, senão o Espírito Santo? Esse Espírito foi meu Espírito e, com Ele, amei meu Pai, e assim quero que meus sacerdotes e todos os cristãos amem meu Pai como Eu O amo, com o mesmo Espírito Santo, pois esta é a perfeição do amor.”
“Esse amor é o que une com a Trindade, que simplifica na santidade, aquele que une, aquele que fecunda o santo e que o transforma em Mim e faz o que meu amor pretende, o que meu Pai anseia: um só Sacerdote em Mim, de todos os sacerdotes, um só Jesus, onde Ele repouse seu olhar amoroso e onde Ele se compraza.”
“Não vês que, ao fundar Minha Igreja, esse era o Meu ideal? Eu, no Papa, como Cabeça, e todos os sacerdotes em Mim, formando um mesmo Corpo e uma só vontade com a Vontade do meu Pai Amado. E depois dos sacerdotes, meus prediletos, todos os cristãos devem se unir em Mim, consumados na Unidade.” (Diário Espiritual de uma Mãe de Família/Beata Maria Concepción Cabrera de Armida – Conchita).