Tratado Vícios e Virtudes – Vícios Opostos às Virtudes de Ingenuidade – Mentira

VÍCIOS OPOSTOS ÀS VIRTUDES DE INGENUIDADE

1.Mentira

Fala Jesus: A mentira é filha de Satanás, pai da mentira por excelência. A mentira é o oposto da verdade. A verdade é a luz; a mentira é a escuridão, o gelo e a morte da graça. Aqui Me refiro àqueles espíritos que se encontram totalmente envolvidos na falsidade e no fingimento. Não que uma mentira por si só mate a alma, privando-a da graça. Para isso, seria necessário o concurso de outras circunstâncias.

Contudo o espírito da mentira priva a alma da graça santificante, e é nesse sentido que falo da morte da alma, se assim posso expressar-Me. Odeio a mentira enquanto procede diretamente de Satanás e é inimiga da mais pura, límpida e imaculada verdade.

Sou amigo da claridade e da pureza. A mentira reveste-se sempre de trevas e escuridão, em total contraste com Meu Ser, que é todo luz, candura e imaculado. A mentira é a arma mil vezes detestável do egoísmo, da ruindade, da avareza, da soberba, da inveja e de outros tantos miseráveis defeitos e vícios nefandos. Na seara de Satanás, a missão da mentira é extensíssima. Nunca houve alma, exceto a de Maria e de outros poucos santos, que, em maior ou menor grau, não se tenha manchado com esse vício nocivo, que beira o pecado venial e suja o coração. Tanto quanto amo a verdade, detesto a mentira em todas as suas formas e disfarces. É uma epidemia que aparta o Espírito Santo das almas por ela acometidas. Jamais Me aproximo de quem tem essa mancha e fujo do impuro que prejudica os outros diante dos Meus olhos divinos. A mentira suja a alma e a mancha, enturvando nela Minha imagem divina.

A mentira é inimigo capital da alma.

Esconde sua deformidade, passando-se por pequena e menos horrível do que realmente é. As almas não temem a mentira. Olham-na sem terror-que digo! -sem a menor repugnância. Todavia ela é uma serpente envenenada (que isso é o pecado venial) que corrompe a alma, e, com malícia secreta, inclina-a, por meio da frieza e da tibieza, ao pecado mortal. Na vida espiritual, a mentira é um inimigo capital tão grande, que um homem mentiroso jamais poderá entrar pela única porta verdadeira que conduz à vida do espírito. Para cruzar esse caminho, é preciso que reine na alma um espírito de verdade, pureza e claridade, condições indispensáveis para aproximar-se de Mim.

Espíritos que não sejam puros, retos e humildes não se aproximam de Mim. A mentira é refratária à humildade e a toda e qualquer virtude. Um espírito de mentira carrega em si falsidade e soberba; é hipócrita e traiçoeiro; dissimulado e rasteiro; vil e covarde. Esse tipo de espírito é qual peste ou veneno para uma comunidade religiosa.

Foge da mentira e conserva em tua alma a pureza e a claridade. A mentira se cura com a humildade. Na maioria dos casos, a mentira serve para encobrir a soberba, a inveja e demais vícios, temendo a alma hipócrita revelar-se aos olhos dos demais.

Uma alma humilde não mente. O hábito da mentira também se cura com a meditação, pois o trato frequente com a verdade eterna afasta a mentira para sempre do coração. O espírito de mentira que habita a alma quase não tem remédio. As raríssimas vezes em que se cura, precisa de total transformação.

Compartilhe com seus amigos...