Tratado Vícios e Virtudes – Vícios opostos às Virtudes de Recolhimento – Imaginação Viciada (parte3)

Vícios opostos às Virtudes de Recolhimento

Imaginação Viciada(parte 3)

Na escuridão da imaginação humana, urdem-se os planos de milhares de vícios funestos e depravados: lá murmura-se secretamente e fere-se o próximo com as mais espantosas calúnias; lá Satanás atiça o fogo de apetites desenfreados, ódios, ciúmes, invejas e outras paixões ainda piores, que mais tarde hão de manifestar-se exteriormente, ofendendo-Me sempre e de todos os modos.

O remédio contra tão grande mal é o domínio de si, a firmeza, o vigor moral e a expiação. Não é tão fácil derrotar um inimigo tão grande. Mas a graça de Deus e a constância, com o auxílio de muito esforço e trabalho, conseguem vencê-lo.

Não é num dia que se remove um rei de seu trono. Precisa-se lutar, de braços dados com o julgamento de si mesmo, contra a imaginação que, qual corrente impetuosa, arrasta a alma para a sua perdição.

Alerta! Alerta! Pois esse inimigo mortal e traiçoeiro não é conhecido nem temido, embora seja grande o mal que causa nas almas! A imaginação tem seu assento especial entre as ilusões espirituais, onde Satanás se regozija com seus enganos e traições. A soberba é o braço direito da imaginação, que com ela desdobra seu poder. Males terríveis causa a imaginação, sobretudo a feminina, nesse campo das ilusões espirituais.

Muitas vidas que parecem sobrenaturais e santas são, na realidade, conduzidas por Satanás, que as engana com a imaginação.

Sobretudo no que diz respeito a visões e revelações, a imaginação feminina presta-se sobremaneira a grandes e lamentáveis enganos, seduzida por Satanás, disfarçado de anjo de luz. Muitos enganos há, especialmente nas comunidades religiosas, onde, geralmente se age no âmbito espiritual da imaginação.

Essas ilusões da imaginação levam basicamente à soberba, como todo engano demoníaco, e este é justamente o meio pelo qual se desvendam as ilusões diabólicas, as quais, apesar dos disfarces, dos fingimentos e da sua sofisticação espiritual, por fim são sempre reveladas.

A imaginação é a quimera e o algoz do coração da mulher, porque engana-a tornando-a seu joguete e, a um só tempo, crava nela o punhal venenoso de mil males e sofrimentos!

Uma consciência limpa, simplicidade, franqueza e sinceridade são remédios para dispersar as imaginações que Satanás produz no espírito humano, enchendo a alma de falsas ilusões. A humildade, a docilidade e a retidão são os pontos de partida em que a alma há de se apoiar para não ser enganada.

Feliz a alma que sabe organizar e dominar a imaginação! Terá percorrido já meio caminho rumo ao céu, pois não há coisa que impeça tanto a prática das virtudes quanto uma imaginação descontrolada.

Grande virtude é sabê-lá atar, dominar e podar. Mas, para isso, são necessárias outras virtudes: humildade domínio de si, renúncia obediência, submissão, expiação, trabalho, paciência e constância. Somente com essas armas poderosas se corta, derrota e mata a imaginação.

Compartilhe com seus amigos...