Tratado Vícios e Virtudes – Vícios opostos às Virtudes de Recolhimento – Imaginação Viciada (parte2)

*Vícios opostos às Virtudes de Recolhimento*

*Imaginação Viciada (parte 2)*

Nunca compreenderão a vida do espírito. Sua vida será vã. E desaparecerão como fumaça.

Uma imaginação viva e impetuosa, sem freios, está em total desacordo com uma vida espiritual. Quem queira viver espiritualmente há de dominar sua imaginação, mantê-la submissa, podá-la na raiz, a cada hora ignorar elogios sedutores e seus mugidos estrondosos, até derrotar seu reinado e plantar em seu lugar as belas virtudes da serenidade, do repouso, da ordem e da paz.

Da imaginação procedem inúmeros males: uma enorme rede em que Satanás mantém presas milhões de almas. Tem seu reinado no mundo e na Igreja.

Ao se desfazer essa desordem no homem, multiplicam-se os Santos. É a imaginação grande empecilho à vida sobrenatural da alma e refreia a comunhão com Deus. Esse potro sem freio vive à vontade na alma, sem que alguém o ate e detenha em sua carreira. Poucas almas há que movam guerra a essa terrível serpente que injeta seu veneno pelo menor resquício. Por isso, tão pouca santidade há no mundo.

Muito astutamente, Satanás seduz pela imaginação, sobretudo, as mulheres, distraindo-as com mil ilusões. A imaginação tem múltiplas aparências: Satanás induz as almas, a seu bel-prazer, a contemplarem suas incontáveis ilusões.

Joguete de Satanás é a imaginação, com que se diverte astutamente a tirar a paz das almas. É a arma com que move guerra e atrai a si as almas, à sua revelia.

Infame Satanás, destruir-te-ei! Os grandes escrúpulos que suscitas pela imaginação são inumeráveis. As paixões secretas que provocas com ela são infinitas. Só Eu conheço as mil aparências com que a imaginação reveste os vícios; o assombro com que apresentas fatos e falas alheias à alma infeliz, tua presa. Só Eu conheço, conto e meço as mil formas cambiantes da imaginação de que Satanás se vale para dano do homem!

A imaginação é um ninho de artimanhas onde Satanás planeja, ao seu sabor, os males com toda espécie de armadilhas com que há de cativar as almas. Com esse anzol Satanás realiza sua pescaria, e não se tem idéia do número de vitimas com que enche suas redes. No campo da imaginação, Satanás faz sua semeadura, e lá nasce, germina, cresce e frutifica toda espécie de mal e de vício. Maldito pantanal em que o homem vive intimamente enredado e respira seus miasmas mortíferos!

Compartilhe com seus amigos...