Vícios opostos às Virtudes de Humildade
6. Susceptibilidade espiritual
Na vida espiritual e no trato comigo, muito sutilmente, Satanás também introduz este vício horrível da susceptibilidade nas almas soberbas.No secreto da sua intimidade, essas almas chegam a formar um alto conceito de si mesmas.
Por espanto dos próprios anjos, essas almas acreditam serem credoras dos Meus favores e das Minhas graças, mas, como isso as separa mais ainda de Mim, cresce nelas uma ira espiritual perfeita contra Mim, que Me ofende em demasia!
Esse tipo de falsa santidade torna as almas susceptíveis até contra Mim!
Se não as consolo quando elas imaginam que deveria fazê-lo; se não lhes concedo favores sensíveis; se me escondo na oração; logo se voltam contra Mim, feridas em seu amor-próprio, e, em seu íntimo, reprovam Meu injusto procedimento.
São almas miseráveis e desgraçadas, enlaçadas por Satanás com a fina soberba espiritual perfeita! Neste campo da susceptibilidade espiritual, Satanás mantém sua rede de ilusões e enganos espirituais.Transformando-se em anjo de luz,satisfaz os caprichos das almas susceptíveis e soberbas, usando seu lado mais vulnerável: eleva-as num trono; admira hipocritamente suas virtudes; outorga-lhes prazeres sensíveis; embriaga-as com o delicioso licor do amor-próprio satisfeito; concede-lhes diabólicos e crescentes favores,arroubos
e revelações; cativa-as, por fim, com falsas visões e contemplações, fazendo-as cair de altos pedestais até a eterna ruína. Oh, almas soberbas e susceptíveis, quanto as compadeço! Que se detenham, abram os olhos e,contemplando seus erros, caiam de joelhos diante de Mim. Com o rosto no pó, profundamente humilhadas, peçam perdão e comecem o abc da vida espiritual pela obediência cega a seus superiores ou a um sábio e santo diretor espiritual.
Toda santidade que se ufana exteriormente ou se compraz de si mesma no íntimo ou alimenta sua susceptibilidade, é falsa e perigosa. Os verdadeiros Santos jamais se têm em conta como tais. Vivem escondidos até de si mesmos, cegos e sem aspirações, aperfeiçoando-se para agradar unicamente a Mim.
Não são susceptíveis, não têm mais pretensão a não ser a de ser depreciados.
E desprezam a si mesmos com todo seu coração.
Remédio contra o grande mal da susceptibilidade é o desprezo por si mesmo por meio da constante meditação do nada e da miséria do homem.
Neste mundo só triunfarão as virtudes guerreiras. Diante de tamanho inimigo, é preciso um forte exército, formado por domínio e renúncia de si, labuta, firmeza, vigor moral, luta, generosidade e constância. Bem-aventuradas as almas que souberem pôr em prática essas virtudes