Diário Espiritual de uma Mãe de Família.
Beata Maria Concepción Cabrera de Armida (Conchita).
“Já é tempo do Espirito Santo reinar, dizia o Senhor como que comovido, e não lá longe, como algo altíssimo, embora o seja; e não há nada maior que Ele, porque Ele é Deus, unido e consubstancial ao Pai e ao Verbo, mas sim aqui perto, em cada alma e coração, em todas as artérias da minha Igreja. O dia que o Espírito Santo circular por cada Pastor, cada sacerdote, como sangue, tāo íntimo, se renovarão as virtudes teologais, que pela falta do Espírito Santo vem enfraquecendo mesmo naqueles que servem a minha Igreja. Então o mundo se transformará, porque todos os males que se lamentam hoje, são causados pelo afastamento do Espírito Santo, seu único remédio.”
“Que meus ministros reajam na Igreja por meio do Espírito Santo e todo o mundo das almas será divinizado. Ele é o eixo no qual giram todas as virtudes, e não há virtude verdadeira sem o Espírito Santo.”
“O impulso celestial para levantar a minha Igreja de certa prostração em que jaz, está em que se ative o culto ao Espírito Santo, em que dê a Ele seu devido lugar, ou seja, o primeiro lugar nas inteligências e nas vontades. Ninguém será pobre com esta riqueza celestial, e o Pai e o Verbo, que Sou Eu, desejamos a renovação palpitante e vivificante de seu reinado na Igreja.”
“- Senhor, mas se na Igreja reina o Espírito Santo, por que te queixas”
“Ai dela, se não fosse assim! Ele é a alma dessa Igreja tão amada. Mas, o que me queixo, é que muitos não se dão conta desse favor celestial, não dão toda a importância que se deve, fazem disso uma rotina; e, definhando Sua devoção nos corações, que vai ficando tíbia e secundária, traz males tanto para a Igreja quanto para as almas em geral. Por isso que as Obras da Cruz vêm para renovar sua devoção e estendê-la por toda a terra. Que impere nas almas este Santo Espírito e o Verbo será conhecido e honrado, fazendo com que a Cruz tome um novo impulso nas almas, espiritualizadas pelo Divino Amor.
“À medida em que o Espírito Santo reine, o sensualismo, que hoje inunda a terra, será destruído; e nunca a Cruz se enraizará se antes o Espírito Santo não preparar o terreno. É por isso que Ele apareceu primeiro à sua vista antes da Cruz: por isso que Ele preside na Cruz do Apostolado.”
“Um dos principais frutos da Encarnação Mística é o reinado do Espírito Santo, que deve consumir o materialismo.”
(Diário T.35,p. 66-71, 19 de fevereiro de 1911).