Mortificação
Sofrimento e mortificação têm mais a ver com a alma. Penitencia e padecimento, com o corpo.
A mortificação é a flagelação constante de toda vontade própria, Inclui-se no sacrifício total da obediência, apesar de que a alma pode praticá-la em todas as suas operações, uma vez que a mortificação é como que o seu incenso.
Esta virtude é muito querida pelo Meu Coração. Cresce e se desenvolve pela prática. É filha predileta do Espírito Santo. Sua missão é purificar as almas pelo sacrifício. Sua perfeição consiste em que esse sacrifício, purificado de todo interesse pessoal, suba ao céu pelo puro amor. Esse amor puro tem muitos graus e diferente extensão.
A mortificação é uma grande virtude, filha do sofrimento e irmã do padecimento. É o sal com que se temperam todas as virtudes, que, sem esse condimento precioso, perdem o sabor.
Embora seja filha também do sofrimento, a mortificação é maior que o padecimento, seu irmão, e mais parecida com seu pai, por praticar sua missão no íntimo da alma. A missão da mortificação é divina, Sua prática leva a alma a um alto grau de perfeição. A alma mortificada é pura, obediente, humilde, penitente, acompanhada por todas ou quase todas as virtudes. A mortificação tem o poder especial de afastar a alma das coisas da terra e atraí-la à presença de Deus.
A mortificação é a lenha, o combustível com que a alma se inflama de fogo divino.
A mortificação é virtude secreta que, na ocultação e escuridão, proporciona grandes progressos. É inimiga do barulho. Exercita-se e cresce no silêncio profundo. Tem seu assento numa alma pura ou purificada.
A mortificacão é uma virtude gigantesca. Mesmo quando, pela humildade, se mostra pequena, derruba inimigos muito poderosos. É uma virtude guerreira que vai à luta e, com sua espada, não repousa em sua missão. Proporciona à alma que a possui méritos infinitos.
A mortificação domina os sentidos e afasta as paixões do homem, Penetra até o mais íntimo da alma, e vai ainda mais longe, até as regiões mais recônditas onde reina, exercendo seu mais perfeito domínio e influência. É a virtude tão forte, que se impõe à vontade humana, vencendo-a e subjugando-a. Com seu trabalho e esforço, rende-a, sujeitando-a de tal maneira, que o espírito, mil vezes feliz por tê-la como rainha, passa a viver e respirar nela e por ela.
Essa virtude atrai infinitas graças celestiais para a alma que a pratica, não apenas no céu, mas também aqui na terra.
Seus inimigos são os mesmos do sofrimento e do padecimento. Entretanto, como fere mortalmente o conforto, a delicadeza e o prazer, a mortificaçāo usa todas as suas armas para se defender heroicamente, apoiando-se na humildade e na constância.