Sofrimento, sofrimento espiritual perfeito e padecimento
A virtude do sofrimento é parte essencial da dor. O sofrimento cristão,
sempre acompanhado de resignacão e paciência, é filho do Meu Coracão, nascido e santificado n’Ele. No Meu Coração foi santificada a dor interior, cuja virtude e força provêm do Meu sofrimento.
O sofrimento é maior que o padecimento, porque este é material, enquanto aquele é espiritual. E o que vem do Espírito é sempre mais vantajoso e proveitoso do que vem da matéria.
O padecimento cristão é também uma virtude, muito grande e de riquíssimo e imponderável valor aos olhos de Deus, especialmente quando é praticado num corpo puro e numa alma santa. Um dos grandes meios de santificacao da alma é o padecimento físico causado pela doença. Sendo o padecimento filho do sofrimento, na maioria das vezes, os dois caminham juntos.
Aqui, não falo do sofrimento puramente moral, embora o valorize e aprecie sobremaneira.
Falo do sofrimento espiritual perfeito, que afoga a alma na mais cruel amargura.
Foi esse tipo de sofrimento interior que rasgou Meu Coracao mui amoroso, desde o momento da Minha encarnação até que entreguei Meu Espírito nas mãos do Pai. Nesse sofrimento, compraz-se o olhar do Pai. Ao partir de uma alma pura, esse sofrimento alcança mais graças celestiais. Todo padecimento e todo sofrimento, representados na Cruz, são o caminho direto para o céu.
Preparam e preservam a alma para a contemplação. Sao suportes indispensáveis, alimento e vida para a oração, que, proporcionalmente à dor, atraem graças para a alma.
A dor é a arca sagrada dos favores divinos. Sem dor, não há alegria, a
saber, não há oração, não há contemplação, nem sólida virtude. Sem sofrimento, simplesmente não há vida espiritual. Alavanca da vida espiritual é a
dor manifestada nas diferentes formas de padecimento e de sofrimento.
Muito grande e elevada é essa virtude surgida do Meu santíssimo Coração.
O sofrimento espiritual perfeito consiste em receber, buscar e desfrutar o sofrimento, o padecimento e toda classe de mortificação, voluntária ou imposta por Mim ou por parte do próximo.
Esta definição encerra um vasto campo de cruéis e terríveis tormentos. Só por isso, qualquer alma que passasse por eles alcançaria a mais alta perfeicão.
Os inimigos do sofrimento e do padecimento são muitos e lutam em favor do mundo, do demônio e da carne. O conforto e o prazer fazem imensos
esforços para derrotar o sofrimento e o padecimento, A delicadeza apura e usa
todas as suas armas. A fraqueza e a debilidade fazem as almas tropeçarem e até caírem.
O domínio de si, a firmeza, o vigor e a constância são o apoio
e as armas com que se alcança a vitória, Mil vezes felizes as almas vitoriosas!